segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Lavação da Igreja Nossa Senhora do Rosário 2011 - Fotos



O cortejo descendo a ladeira do Rosário chega à praça Tiradentes para saudar as cinco Gameleiras Brancas (Iroco/Kitembo)!

Algumas fotos da Lavação das Escadarias da Igreja do Rosário 2011 já estão disponíveis através do link: Lavação das Escadarias do Rosário - Curitiba 2011.

Curta a comunidade AMIGOS DA LAVAÇÃO no Facebook e saiba de todas as novidades em tempo real!


sábado, 12 de novembro de 2011

Homenagem à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Paraty

De 11 a 20 de Novembro na Igreja do Rosário e no Centro Histórico de Paraty, acontecem missas, procissões, apresentações de danças folclóricas de origem africana e outras manifestações religiosas e da cultura popular.
Foto: Giancarlo Mecarelli

Mantendo uma tradição que remonta ao século XVIII, a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios realiza a Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A procissão sai da casa dos festeiros  empunhando bandeiras e estandartes com imagens do Santo e da Virgem, rumo à Igreja do Rosário, no Centro Histórico da cidade.
No trajeto, os fiéis buscam a imagem do Santo, guardada na casa de um devoto. No encerramento do evento, no dia 20, o Rei e a Rainha da festa serão coroados. São Benedito era o padroeiro dos escravos e essa festa era considerada a Festa do Divino dos negros. 
As peças que integram essa festa (incluindo as utilizadas na coroação), dos séculos XVIII e XIX, pertencem à Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e são parte do acervo do Museu de Arte Sacra. Confeccionadas em prata repuxada, as peças são emblemáticas na comunidade, e todo ano são utilizadas nesses festejos e procissões, sendo exibidas em altar próprio na Casa do Festeiro.  

Fonte: http://www.paratyonline.com/jornal/2011/11/festa-de-nossa-senhora-do-rosario-e-sao-benedito-em-paraty/