O Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, foi oficializado pela Lei nº 11.635, em 2007. A data homenageia a sacerdodisa Gildásia dos Santos, a Mãe Gilda. Ialorixá do terreiro Axé Abassá de Ogum, em Salvador, Mãe Gilda morreu de infarto em 21 de janeiro de 2000. Sua foto foi publicada no jornal de uma igreja evangélica, acompanhada de texto depreciativo. Semanas antes, o terreiro de Mãe Gilda fora invadido por evangélicos. “Minha mãe tinha a saúde fragilizada e piorou depois do choque de ver sua foto na reportagem”, conta a ialorixá Jaciara Santos, filha biológica e sucessora de mãe Gilda no comando do terreiro.
Logo após a morte da mãe, Jaciara Ribeiro dos Santos, moveu uma ação contra a Igreja Universal do Reino de Deus, por danos morais e uso indevido da imagem de Mãe Gilda.
No mês de janeiro de 2004, em primeira instância a IURD foi condenada e a sentença publicada no Diário Oficial do Poder Judiciário do Estado da Bahia (caderno 2/ página 29 em 14 de janeiro de 2004).
Ialorixá Jacira de Oxum, herdeira de Mãe Gilda |
olá..gostaria de saber como faço para visualizar as fotos da lavação de 2012. Obrigada
ResponderExcluirOlá! Tem uma nova postagem com o link para algumas fotos da Lavação desse ano!
ResponderExcluirObrigado
Abraços