sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Lavação da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito - Parte 1

Algumas curiosidades sobre Nossa Senhora do Rosário

Nossa Senhora do Rosário foi o título recebido por Santa Maria, quando apareceu para São Domingos de Gusmão, em 1208 e lhe entregou um rosário, segundo a tradição católica. Ela se tornou o ícone da luta contra os hereges.

Em 1409, foi fundada em Dusseldorf, na Alemanha, a primeira irmandade de N.S.do Rosário, sob o nome de Irmandade das Alegrias de Nossa Senhora para Irmãos e Irmãs do Rosário. Em 1474, foi fundada mais uma em Colônia, que serviu de modelo para várias outras e, em 1481, já contava com 100 mil membros. Em 1478 surgiu, em Lisboa, a primeira Irmandade do Rosário dos Brancos de Portugal. Em 1496, na mesma Lisboa e quatro anos antes da Descoberta do Brasil, há menção a uma Confraria de N.S.do Rosário dos Homens Pretos em um alvará para distribuir círios e recolher esmolas nas caravelas que vão à Costa da Mina e aos rios da Guiné, na África. No Porto, em Portugal, existiram, entre 1650 e 1749, irmandades do Rosário dos Homens Pretos com reis Congos e danças e por volta de 1698, havia no Convento de S.Francisco uma Irmandade de N.S.do Rosário e S.Benedito.

Em 1441 teve início o tráfico de escravos. Nessa época, os dominicanos passaram a divulgar intensamente o culto a N.S.do Rosário na Europa, levando à multiplicação de igrejas, conventos e irmandades.

Ao mesmo tempo, os portugueses adotaram N.S.do Rosário como padroeira das navegações. A partir da expedição a Ceuta, em 1415, levaram ao resto do mundo a devoção a ela. Inclusive à África, onde passaram a converter os povos ao cristianismo, para garantir as posições conquistadas e o comércio de escravos.

Em 1526, foi fundada a primeira irmandade de N.S.do Rosário, na África, na ilha de São Tomé. Em 1606, foi erguida a primeira Igreja de N.S.do Rosário em Angola, na localidade de Cambande. Ainda na Angola do século 17 foram fundadas a Igreja de N.S.do Rosário das Pedras Negras e a Igreja de S.Benedito, em Massanango.

No Brasil, em 1586, os jesuítas fundaram várias irmandades do Rosário para congregar os escravos dos engenhos. Em 1639, uma Irmandade de N.S.do Rosário dos Homens Pretos foi fundada na Igreja de S.Sebastião do Rio de Janeiro. No século 17, várias outras semelhantes surgiram nas igrejas do norte e nordeste brasileiro, como em Recife, em 1674 e em Belém do Pará, em 1682 e, em 1686, na Igreja de N.S.da Conceição da Praia, em Salvador.

No século 18, as irmandades se tornaram a base da Igreja, assumindo o culto e a administração dos templos dedicados a seus santos. Irmandades de N.S.do Rosário dos Pretos, sob esse formato, surgiram em 1708, em S. João Del Rei; em 1715, em Ouro Preto.

Em Curitiba, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito foi inaugurada em 1737. Construída pelos negros para que eles pudessem freqüentar uma igreja, pois não era permitida sua entrada nas outras igrejas. Demolida em 1931 e reconstruída em 1946, guarda em sua fachada atual azulejos originários da primeira construção. Já foi chamada também de “Igreja das Almas”, “Santuário dos Mortos” e “Igreja Matriz”, durante uma reforma da Matriz, na praça Tiradentes. 

Observa-se no início do século XX a demolição quase simultânea de um grande número de Igrejas de Nossa Senhora do Rosário em todo o Brasil, mais tarde reconstruídas.

As festas de Nossa Senhora do Rosário, as chamadas congadas, passaram a rivalizar com uma série de novas festas a partir do século XIX, como a Festa dos Reis Magos, a Festa do Divino, a Folia dos Santos Reis, que não existiam no século XVIII.

O nome de Nossa Senhora do Rosário serviu de topônimo para muitas vilas, cidades e povoados. Mas quando tornaram-se vilas, tiveram o seu nome trocado pelos homens bons que chegaram depois. Porém, no que tange a acidentes geográficos (rios, córregos, morros etc. do Rosário) e, principalmente, como nome de logradouros públicos, o Brasil todo está cheio de antigas ruas, praças, largos etc. do Rosário. Isto, sem falar dos que, no final do século XIX e começo do XX foram mudados, a exemplo de São Paulo, onde o Largo do Rosário passou a chamar-se Praça Antônio Prado e, a rua do Rosário, XV de Novembro.

Coincidência ou não, no Sul (mormente São Paulo) e litoral brasileiros, a partir de 1870 até meados deste século XX, uma nova e imensa leva de novos negros e de novos brancos chegou durante o chamado movimento “branqueador” dos paulistas.

Afirma-se que até meados do século XIX, a quase totalidade das vilas brasileiras tinham a sua igreja do Rosário ou, no mínimo, a sua irmandade de pretos e pardos.
Igreja Nossa Senhora do Rosário em 2011.

Curta a comunidade AMIGOS DA LAVAÇÃO no Facebook e saiba de todas as novidades em tempo real!

Nenhum comentário:

Postar um comentário