sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Congadas em Catalão (GO) celebram Nossa Senhora do Rosário



Começaram na madrugada de sexta-feira (30) as Congadas de Catalão, a 261 km de Goiânia. Celebrada desde 1876, a festa é considerada a mais antiga manifestação em louvor a Nossa Senhora do Rosário no Brasil e este ano reúne mais de 4.500 dançadores de congo.

As homenagens surgiram com o escravo Chico Rei, que misturava crenças do catolicismo com ritos afros para agradecer as libertações de seus companheiros.Ao toque de três apitos, os generais iniciam as congadas, que este ano tem a participação de 23 ternos de congos. O dançador Reginaldo Nascimento define a festa como "tradição, fé, cultura e muita emoção”.




A congada é uma festa de origem negra. É anterior a libertação dos escravos e no município de Catalão acontece desde o ano de 1874. Os agentes desta são em grande parte negros. Nesta cidade a festa é realizada pelos componentes dos ternos de Congo, Moçambique, Catupés, Vilões, Penacho, Marinheiro e Marujeiro, como forma de homenagear, agradecer e prestar devoção a Nossa Senhora do Rosário. 

Cantam e dançam lembrando sua relação com a terra, ar e mesmo o mar o qual muitos não conhecem. Entretanto, sabem que seus antepassados foram capturados e trazidos para o Brasil presos em navios negreiros e aqui tiveram que lutar por suas vidas e para que seus descendentes não tivessem a mesmo destino que eles.
Da mesma forma os integrantes da congada sabem que são discriminados e vítimas de racismo e que têm um poderoso instrumento para lutar contra isto. Por ter a cidade toda voltada para si durante o período da festa, estes a utilizam também para que, por meio da festa e mais especificamente da música e da dança, alcancem um maior número de pessoas. 



Serão dez dias de festejos com missas, terços e a apresentação dos ternos coloridos, no encerramento que será realizado no dia 9 de outubro.

Um comentário: