quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Festa do congado em Uberlândia chega aos 135 anos


A festa do congado em Uberlândia, realizada todo segundo domingo de outubro, chegou aos 135 anos. A tradição secular mostra a força da cultura afro-brasileira que até hoje luta para ter espaço na sociedade e faz disso uma linda manifestação popular.
Eles são tão pequenos, mas com uma identidade cultural enorme. Aprendem com os mais velhos a respeitar a tradição religiosa. O congado é uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas de Minas Gerais. Em Uberlândia a festa tem 135 anos. É também uma manifestação de resistência do negro presente na sociedade e que tem Nossa Senhora do Rosário como santa protetora.
A resistência faz com que o congado ganhe mais força. Com cada vez mais crianças envolvidas o congado hoje é um dos maiores orgulhos de Minas. O congado surgiu porque os negros não podiam entrar nas igrejas e essa foi a forma que eles encontraram para cultuar os santos protetores. Não faz muito tempo, em algumas ruas, eram separados pela cor.
“Desde a década de 40 o espaço era considerado de exclusão. Na Afonso Pena, por exemplo, negro só podia andar de um lado da avenida e os grupos de congado em alguns lugares eram impedidos de transitar”, conta o comandante geral do Congado em Uberlândia, Jeremias Brasilino. “Uma verdadeira raiz bem plantada ela nunca morre. Nós estamos adquirindo mais e mais respeito. Não somos apenas um bando de negros batedor de tambor. Somos devotos de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito com amor, fé e carinho”, diz a capitã do Congado, Cristiane Oliveira.

A festa só cresce. No ano passado, pela primeira vez, o público teve uma arquibancada para assistir ao desfile. Esse ano já são duas e muita gente ficou em pé. Há dez anos, Uberlândia tinha 12 grupos de congado, hoje, são 25. Nesta segunda-feira (10), às 18h, tem a apresentação de todos dos grupos de Congado em frente à igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
FONTE: http://megaminas.globo.com/2011/10/10/festa-do-congado-em-uberlandia-chega-aos-135-anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário