segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Salvador


Erguida entre 1704 e 1796, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi levantada por escravos e tingiu de azul o coração do Centro Histórico. Herança dos tempos anteriores à abolição, os fundos da igreja possui um cemitério de escravos. Está localizada no Centro Histórico de Salvador, na ladeira do Pelourinho. 

A igreja foi uma obra da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Pelourinho. É uma construção imponente, à qual se tem acesso por um pequeno adro gradeado, e possui um corpo central em dois pavimentos, coroado por um frontão de empenas em volutas, e ladeado por campanários cujo arremate é um coruchéu em bulbos superpostos. Ao rés-do-chão existem cinco portas, sendo que a central é mais ampla e emoldurada por um discreto frontispício, e acima delas, cinco janelas de delicado desenho.

O interior tem uma rica decoração em entalhes e azulejos pintados com cenas diversas. Os altares são em estilo neoclássico, e ostentam finas estátuas do século XVIII, de Nossa Senhora do Rosário, Santo Antônio de Cartegerona e São Benedito. Nos fundos da igreja existe um antigo cemitério de escravos. Preservando sua história ligada aos negros, a liturgia dos cultos faz uso de música inspirada nos terreiros de Candomblé. Nas datas comemorativas de Santa Bárbara e Iansã, a igreja é o ponto central dos festejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário