sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Festa da Congada em Uberlândia


A Festa da Congada, tradicional celebração religiosa promovida há mais de 130 anos em Uberlândia, começará nesta sexta-feira (30), a partir das 19h30. A festa é considerada patrimônio imaterial da cidade. Até o dia 8 de outubro, fiéis participarão de missas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em novenas com danças e músicas em louvor aos santos.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
O encontro para orações terminará no domingo (9), quando as salvas de foguete anunciam a chegada dos tambores às 6h. O ritual marca a saída dos grupos de Congado de seus quarteis, localizados em 25 pontos diferentes da cidade. São diversas cores e estandartes que chamam a atenção pelas ruas e avenidas.




O trajeto dos desfiles começa pela rua Prata, no bairro Aparecida, às 8h. Em seguida, os ternos descem pela avenida Floriano Peixoto até chegar à praça Rui Barbosa e ao entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, prédio religioso mais antigo de Uberlândia.“A festa é uma das mais representativas da cultura afrodescendente de Uberlândia. É uma manifestação de fé, resistência e expressão cultural”, disse Carlos Silva Sousa, diretor de Assuntos Afro-Raciais (Diaafro).


Programação:
30 de setembro a 8 de outubro:
19h30 – Novena e Missas diárias
Dia 9 de outubro (domingo):
7h30 – Concentração dos ternos na casa do presidente da Irmandade (rua Prata, 890, bairro Aparecida)
8h – Desfile dos grupos pela avenida Floriano Peixoto
9h – Chegada dos ternos na praça Nossa Senhora do Rosário
10h – Levantamento dos mastros com as imagens de Nossa Senhora
17h – Apresentação da Banda Municipal
17h30 – Encontro dos Festeiros na Praça Tubal Vilela seguindo posteriormente para a Igreja do Rosário
18h – Procissão com as imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Em seguida, haverá missa e coroação dos novos festeiros.
Dia 11 de outubro (segunda-feira):
18h30 – Despedida na casa do presidente da Irmandade.
20h30 – Despedida na porta da Igreja 


Nenhum comentário:

Postar um comentário