terça-feira, 27 de setembro de 2011

Lavação da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito - Parte 3

A festa da Lavação


O Centro Cultural Humaita – Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira propõe o resgate da arte e cultura afro em Curitiba, especialmente no que tange a esta importante parte da sua história.


A lavação da antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito, no Largo da Ordem, começou quando, em 2009, duas mestras sambadeiras vieram para Curitiba ensinar o Samba Rural do Recôncavo Baiano, no Festival Paranaense do Samba. Durante um feliz e fortuito encontro, elas sugeriram à então primeira dama da cidade a lavação do Largo da Ordem. Em um Fórum de Capoeira sobre Ética e Responsabilidades Sócio-cultural, realizado em 2008, os mestres reunidos determinaram que para a cultura afro se fortalecer em Curitiba, seria bom haver uma atividade agregadora, acapaz de reunir na rua todas as manifestações culturais de matriz africana. As propostas tiveram ecos e, no ano seguinte, aconteceu, na abertura do Festival Paranaense do Samba, a Lavação das Escadarias de Igreja do Rosário, seguida de um cortejo de afoxé, pelo Largo da Ordem, até o Pelourinho de Curitiba, passando pelas árvores sagradas, na praça Tiradentes (Iroco). Com suas flores e águas perfumadas, as baianas encantaram os presentes, com seus cantos e batuques depois do culto inter-religioso realizado na Igreja.

Nossa Senhora do Rosário, no sincretismo, é Oxum, protetora dos dançarinos, artistas, preservadores da cultura de uma região e dona da fertilidade e da riqueza de um povo. A lavação representa a purificação da alma e é feita com flores e água perfumada.

Com potencial para se tornar uma grande festa do circuito de turismo religioso, a Festa da Lavação das Escadarias de Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito será realizada anualmente no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e celebrada com confraternização, música, dança e resgate de memória histórica e simbólica para a comunidade afrocuritibana, aberta a toda a população.

Curta a comunidade AMIGOS DA LAVAÇÃO no Facebook e saiba de todas as novidades em tempo real!




VENHA DE BRANCO!
TRAGA SUAS FLORES, SEU AXÉ E SUA ALEGRIA!



Curta a comunidade AMIGOS DA LAVAÇÃO no Facebook 
e saiba de todas as novidades em tempo real!

Nenhum comentário:

Postar um comentário